Design Sprint: o que é, pra quem é indicado e como aplicar

Você sabe o que é Design Sprint? Quando estamos iniciando um novo projeto ou produto digital, sabemos o quanto é caro em termos de investimento financeiro e tempo. Vamos imaginar uma situação (que é mais comum do que imaginamos), você investe muito dinheiro num produto digital, e no final do processo, este produto não atende as suas expectativas e nem dos clientes.

Pensando em melhorar a produtividade, diminuir os custos e o tempo de produção, muitas empresas estão utilizando a metodologia do Design Sprint. Quer saber como essa metodologia pode ajudar nos seus processos, continue a leitura.

O que é Design Sprint?

É uma metodologia ou processo de imersão de 5 dias, utilizado por equipes de design para validar ideias e resolver problemas por meio da prototipagem, visando acelerar o processo, testar novos conceitos e vencer nossos desafios. Esta metodologia é baseada nos conceitos de Design Thinking e Agile.

O conceito do Design Sprint foi criado pelo designer Jake Knapp. Esse conceituado designer trabalhava no Google, quando desenvolveu a metodologia que iria proporcionar as equipes de design mais agilidade para criar, validar e otimizar produtos digitais focados nos usuários em um prazo recorde de 5 dias.

Quem faz parte de uma equipe de Design Sprint?

Uma equipe eficiente de Design Sprint é composta um facilitador, um tomador de decisão e especialistas, podendo ser composta por 7 pessoas ou mais. Esta equipe ficará envolvida 100% do tempo no projeto durante os 5 dias.

Neste momento, você deve estar se perguntando, qual o papel de cada membro no projeto? Abaixo, amos esclarecer a função de cada um.

Facilitador:

O facilitador tem o objetivo de fazer com que o projeto flua de forma harmônica. Ele é responsável pelos prazos de entrega de cada membro, fazendo com que o projeto seja finalizado no prazo estimado.

Tomador de decisão:

O tomador decisão entra em ação quando não há uma coerência entre os membros da equipe. Neste momento ele tem o poder de veto, ou seja, ele decide se o processo continua ou se precisará de ajustes.

Equipe principal:

A equipe principal é responsável por produzir as soluções, realizar testes e construir os protótipos. Ela formada por:

  • Gerente de produto: ele é responsável por trazer informações importantes sobre as funcionalidades do produto para o devido alinhamento, visando que visa os objetivos do negócio.
  • Designer: É responsável por oferecer insights importantes e práticos para a criação dos aspectos visuais e funcionais do projeto.
  • Engenheiro: Fornece informações técnicas para garantir que as ideias estejam alinhadas com as tecnologias aplicadas ao projeto.
  • Especialistas em negócios: É responsável por uma visão macro do projeto, onde avalia os resultados do Sprint com os objetivos da empresa.

Também podemos ter a participação de equipes de vendas, marketing, finanças e pesquisas. Nestes casos, eles não participam do sprint o tempo todo, apenas contribuem com insights, opiniões e experiências.

Design Sprint passo a passo

Para quem o Design Sprint é indicado?

O Design Sprint pode ser uma ótima opção para resolver problemas de startups e empresas. Isso inclui a solução de problemas comerciais, lançamentos de produtos, experiência do usuário, entre outros…

Áreas em que o Design Sprint pode ser aplicado:

  • Produtos digitais;
  • Produtos financeiros;
  • Campanhas de marketing;
  • Experiência do usuário;

Como aplicar o Design Sprint?

O Design Sprint é uma metodologia que ajuda a entender o problema e criar soluções reais, e o melhor, com validação direta dos usuários. Para que você possa entender a metodologia de forma simples, iremos descrever abaixo os 5 passos do Design Sprint:

Entender:

Neste momento, a equipe irá mapear o problema, definir o objetivo do projeto, avaliar os riscos e expectativas. Para isso, irão analisar o produto, insights do usuário e opinião dos especialistas.

Idealizar:

Nesta fase, a equipe possui uma profunda compreensão do problema, sendo assim, irá produzir uma série de soluções por meio de técnicas de sketchings, brainstorming e storyboarding para estimular a criatividade.

Decidir:

Neste momento, a equipe faz uma seleção das melhores ideias, utilizando critérios de priorização, votação, debate e feedback para decidir quais ideias serão encaminhadas para a prototipagem.

Protótipo:

Na fase de prototipagem, a ideia escolhida será construída de forma simples e prática por meio de um conceito mínimo viável, para poder ser testada por usuários reais.

Teste:

Nesta fase, o protótipo será testado por usuários reais, com isso, a equipe responsável irá observar o comportamento dos usuários em relação à proposta aplicada, analisar insights e coletar de dados reais. Com essas informações, a equipe poderá aperfeiçoar ou finalizar o projeto.

design sprint - painel repleto de post-it

Design Sprint prós e contras

O Design Sprint pode oferecer inúmeras vantagens ao seu projeto, como: agilidade na entrega, facilidade na tomada de decisões, redução de riscos e foco no usuário, no entanto, também apresenta algumas desvantagens.

Prós:

  • Velocidade: Reduz meses de trabalhos em 5 dias, reduzindo drasticamente o tempo de lançamento do projeto.
  • Foco no usuário: permite que o projeto seja desenvolvido com foco no usuário. Por meio de protótipos e processos de validações, o usuário poderá testar o produto de forma real e assim garantir que os objetivos sejam atingidos.
  • Inovação: Com uma interação extremamente alinhada entre os membros da equipe, o Design Sprint pode facilitar a criação de soluções inovadoras.

Contras:

  • Uso extremo de recursos: Manter uma equipe multifuncional dedicada ao Design Sprint pode exigir muitos recursos da empresa. Empresas de pequeno e médio porte podem ter dificuldades em administrar projetos deste porte.
  • Não é aplicável a todos os problemas: O Design Sprint é aplicável em problemas complexos e com alto grau de dificuldade, no entanto, não é viável para problemas simples e fáceis de resolver.
  • Interrupção dos processos: Com a dedicação total da equipe ao projeto, poderá acarretar atraso aos cronogramas regulares da empresa.

Conclusão

Quando se trata de problemas de design urgentes ou de prazos apertados, um Design Sprint é a solução ideal. Os Sprints podem se adaptar a diferentes dimensões e cenários de negócios, oferecendo resultados valiosos em um período reduzido. Na próxima vez que você se deparar com um desafio de design complexo ou falta de tempo, pense em um Sprint – você pode se impressionar com o quanto pode realizar em apenas cinco dias.

Referências:

https://equaleyes.com/blog/2021/06/28/design-sprint/
https://uxplanet.org/whats-a-design-sprint-and-why-is-it-important-f7b826651e09
https://www.linkedin.com/pulse/what-design-sprint-john-vetan-ohn8e
https://webflow.com/blog/sprints-design
https://miro.com/research-and-design/what-is-a-design-sprint/##what-is-a-design-sprint:-what-you-need-to-know

https://miro.com/blog/design-sprint-guide/